

Rui afirma que vai “continuar sendo intransigente na defesa da Bahia e do Nordeste”. “Não tivemos nenhuma resposta sobre o pedido de ajuste [do projeto que está em tramitação no Congresso]. Diante do da falta de retorno, resolvemos promover o encontro, convocando os mais de 45 senadores do Norte e Nordeste”, acrescentou o governador.
Ainda segundo o governador, os governadores vão pedir que os parlamentares não votem o projeto até que se chegue a um acordo com o Governo Federal sobre os parâmetros que atendam a todos.
“Os senadores estão em Brasília representando os estados, é isso que diz a Constituição. Não é possível assistir a isso parado".
A renegociação da dívida com a União, no modelo elaborado pelo Governo Federal, não possui forte impacto positivo frente à queda de arrecadação e as consequentes dificuldades impostas aos estados mais pobres do país. Um dos principais argumentos do governador é que o “dever de casa foi feito”, com o cumprimento de dívidas, pagamento de servidores, enquanto estados com orçamento maior parcelaram e/ou atrasaram salários.
Reprodução: Metro 1


