Inédito

Salvador pode ganhar primeiro Espaço Coworking da Terceira Idade do Brasil; entenda 

Proposta prevê a criação de ambiente de trabalho compartilhado para idosos

Foto: Reprodução/Freepik
Foto: Reprodução/Freepik

A velhice tem sido ressignificada, com pessoas da terceira idade cada vez mais ativas no campo social e profissional. Para incentivar essa participação, o deputado estadual Paulo Câmara (PSDB) protocolou na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) uma sugestão ao prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), para a criação do Espaço Coworking da Terceira Idade

Inédita no Brasil, a proposta prevê a criação de um ambiente de trabalho compartilhado voltado exclusivamente para pessoas com mais de 60 anos.

Diferente dos coworkings tradicionais, o espaço incluiria não apenas estações de trabalho, mas também oficinas, mentorias e rodas de conversa focadas no desenvolvimento profissional e no bem-estar emocional dos usuários.

Segundo Paulo Câmara, o ambiente também pode ajudar a “combater o preconceito etário e a promover oportunidades reais de geração de renda para essa população”.

Foto: Divulgação/Juliana Andrade/Alba

A proposta se baseia no Estatuto do Idoso, que garante o direito a ambientes saudáveis e seguros para o exercício de atividades por pessoas com mais de 60 anos.

“Estamos falando de políticas públicas que enxergam o idoso não apenas como alguém a ser assistido, mas como alguém que ainda tem muito a contribuir com a cidade”, concluiu o deputado.