Foto: Feijão Almeida/ GOV BA
Foto: Feijão Almeida/ GOV BA

A Câmara Municipal de Salvador (CMS) analisa a criação de novas rotas de transporte marítimo ligando diferentes regiões da capital, entre elas a Barra e o Subúrbio Ferroviário. A proposta, apresentada no Projeto de Indicação nº 474/2025, recomenda que a prefeitura analise alternativas para estruturar linhas regulares de embarcações integradas ao sistema de mobilidade urbana.

Segundo o texto, rotas como Barra–Subúrbio podem ajudar a desafogar o trânsito terrestre, ampliar a conexão entre áreas distantes, reduzir o tempo de deslocamento e ainda impulsionar o turismo, ao criar novas possibilidades de circulação pela orla e pela baía.

A iniciativa em discussão na Câmara é de autoria do vereador João Cláudio Bacelar (Podemos) e considera incentivos federais recentes, como o Programa BR do Mar, que facilita a modernização de embarcações e pode reduzir custos operacionais.

“Salvador já nasceu voltada para o mar. Aproveitar nosso potencial marítimo como rota de transporte é uma forma inteligente de integrar regiões. A ligação entre a Barra e o Subúrbio é um exemplo do que podemos construir com planejamento e visão de futuro”, afirmou o parlamentar.

O projeto será analisado pelas comissões temáticas da Câmara e, se aprovado, será lavado para a análise dos vereadores no plenário.