O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ângelo Almeida, afirmou nesta quinta-feira (9) que a BYD deve gerar cerca de 15 mil empregos diretos no médio prazo. A estimativa inicial era de 8 mil postos de trabalho. A declaração foi feita durante a inauguração da nova fábrica de veículos da BYD Brasil. O evento conta com as presenças do governador Jerônimo Rodrigues e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Segundo Ângelo, até 2030, a BYD estará produzindo 400 mil unidades de carros, na planta, por ano. Do total, 172% dos componentes devem ser nacionais e, destes, 32% fabricados na Bahia.
“Até 2030, pelo projeto que foi aditivado esta semana, a BYD estará produzindo 400 mil unidades de carros, aqui nessa planta, por ano. Dessas 400 mil unidades, o conteúdo nacional terá, obrigatoriamente, que ser 172%, sendo que 32% será conteúdo produzido no estado Bahia.” disse o secretário.
Ângelo ainda destacou o momento como “histórico” para o povo baiano.
“Estamos falando de uma grande cadeia de produção, de produtividade, da indústria automobilística aqui na Bahia. Isso é geração de riqueza, distribuição de renda, emprego. O que só faz a gente tá recebendo, contemplando esse dia como dia exatamente histórico para o nosso estado e para o nosso povo.”, salientou.
O secretário também confirmou que há estudos para instalação de novas unidades da montadora no interior, incluindo Feira de Santana.
“Feira é um dos municípios cogitados, como outros também. Porque o que está em contrato, eles aguardam ainda um tempo de estudar a viabilidade de onde pode estar construindo essas novas indústrias chamadas sistemistas. Nós vamos aguardar agora os próximos acontecimentos. Já houve uma primeira reunião, outras estão já agendadas e esperamos ter isso definido dentro em breve. Com a participação do guarda do Jerônimo, é claro.”