Esperando o julgamento

Tentativa de golpe: Éden Valadares diz que Brasil ‘espera’ por condenação de Bolsonaro

Presidente do PT na Bahia volta a destacar soberania nacional após decisão da PGR

Foto: Vagner Souza/ PS Notíciais
Foto: Vagner Souza/ PS Notíciais

O presidente do PT na Bahia, Éden Valadares, afirmou nesta terça-feira (15) que o “país espera” a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado.

A declaração foi feita um dia após a Procuradoria-Geral da República (PGR) pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) a condenação de Bolsonaro e de outros sete aliados por crimes contra a democracia. O julgamento deve ocorrer em setembro deste ano.

“O Brasil espera por justiça, pois ninguém está acima, à margem ou pode ameaçar a lei. Quem conspirou contra a democracia, quem articulou a volta da ditadura militar, quem planejou assassinar o presidente da República, deve pagar por seus crimes. E hoje, mais um passo importante, dentro do devido processo legal, foi dado”, afirmou Éden.

O dirigente petista também relacionou a medida da PGR à defesa da soberania nacional. Segundo ele, o pedido de condenação ocorre em um momento de tensão diplomática, agravada após o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) admitir que negociou com Donald Trump a tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos a produtos brasileiros.

“Se a gente reparar no que ocorreu nos últimos dias, essa ação da Procuradoria é mais uma demonstração da soberania nacional, da independência dos poderes e da autonomia do sistema de justiça no Brasil. E de nada adianta Jair, Eduardo ou qualquer Bolsonaro tentar capturar, sequestrar ou desbancar o Brasil, porque nosso país não vai se curvar a ameaças ou retaliações”, concluiu.