
A deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) esteve presente na concentração da saída do Olodum, nesta sexta-feira (13) e fez uma avaliação sobre o segundo ano consecutivo sem as pistolas de água no Carnaval de Salvador.
De acordo com a deputada, essa lei é uma vitória importante que garante que as mulheres possam se sentir um pouco mais seguras durante a folia.
“A gente conseguiu que o Bloco As Muquiranas não usasse mais as pistolas de água. A polícia tem feito o recolhimento desse tipo de artefato. Conseguimos uma vitória importante. O que significa que as mulheres agora vão para a rua com um pouco mais de dignidade, de segurança. Que não vão ser mais atacadas, abusadas com aquelas brincadeiras de mau gosto discriminatórias”.
Homens que saíam no Bloco As Muquiranas utilizavam as pistolas de água e tinham como alvo mulheres e pessoas da comunidade LGBTQIA+. A deputada estadual Olívia Santana criou o Projeto de Lei (PL) que proíbe as pistolas de água no Carnaval e em outras festas populares na Bahia. O governo sancionou a lei em junho de 2023.


