A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) realiza nesta quarta-feira (13), a partir das 9h, uma audiência pública para discutir o projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que ligará Salvador a Simões Filho.
A iniciativa foi proposta pelo presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deputado estadual Robinson Almeida (PT), e ocorrerá no Centro Comunitário São João Batista, no Conjunto Habitacional Ilha de São João.
Aberto à população, o encontro contará com a participação de representantes da sociedade civil, especialistas e autoridades, como o vereador Glauber (PT). Segundo Robinson, o objetivo é promover um debate amplo sobre os impactos, oportunidades e desafios do VLT.
“Essa audiência será fundamental para que a comunidade, especialistas e autoridades discutam juntos o VLT, garantindo que o projeto atenda às reais necessidades do Subúrbio Ferroviário e de Simões Filho. É a maior obra de mobilidade urbana do Brasil e vai facilitar muito a vida da população”, disse o deputado.
Andamento das obras
O governo Jerônimo Rodrigues (PT) informou que as obras do Lote 1 (Calçada–Ilha de São João) já avançaram mais de 26%, com frentes de trabalho no pátio da Calçada, drenagem, infraestrutura viária e na instalação da nova parada na Baixa do Fiscal.
A expectativa é que o modal, ligando Calçada à Ilha de São João, seja entregue à população até o primeiro semestre de 2026.
Sem trem e sem VLT
Uma reportagem do PS Notícias, publicada na segunda-feira (11), revelou como a população do subúrbio sofre com a ausência do trem desde fevereiro de 2021, quando o serviço foi desativado para viabilizar a implantação do VLT.
Desde então, o novo veículo ainda não foi entregue e os moradores dos bairros da região precisam substituir a passagem antiga, que custava R$ 0,50, pela passagem de ônibus, que custa R$ 5,60. Além disso, o tempo de deslocamento aumentou significativamente devido aos engarrafamentos.