
Um vídeo publicado nas redes sociais está chamando atenção ao mostrar a construção do Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, na década de 1970. O complexo, implantado no primeiro governo de Antônio Carlos Magalhães, foi projetado para concentrar secretarias e órgãos do Governo do Estado. [veja vídeo ao final da matéria]
Em 1972, o governo começou a erguer o CAB na Avenida Luiz Viana Filho, conhecida como Avenida Paralela, após identificar sinais de saturação no Centro da Cidade. A obra contou com o trabalho do engenheiro civil Ivan Barbosa, responsável pela coordenação e fiscalização do projeto. Grande parte das terras utilizadas para o complexo pertencia a Adilson Ataíde da Fonseca.
Projetos arquitetônicos assinados por João Filgueiras Lima (Lelé) marcaram o espaço, incluindo prédios das secretarias, o Centro de Exposições (1974) e a Igreja do CAB (1975). O urbanista Lúcio Costa, responsável pelo plano piloto de Brasília, realizou o traçado viário do CAB.
Bairro de Salvador
Desde 1973, o CAB se consolidou como o principal centro político e administrativo da Bahia. Hoje, o local abriga instituições como a Assembleia Legislativa, o Tribunal de Justiça e o TRE-BA. Em 2020, o governo classificou oficialmente a região como bairro de uso institucional, após aprovar a Lei nº 9.278/17 e o Decreto nº 32.791/20.


