Foto: Diego Vieira / PS Notícias
Foto: Diego Vieira / PS Notícias

Durante a apresentação das candidatas ao título de Deusa do Ébano 2026, o PS Notícias conversou nesta sexta-feira (16), com o Vovô do Ilê, a jornalista Val Benvindo e a atual Deusa do Ébano, Lorena Bispo, sobre o significado da Noite da Beleza Negra e a importância da representatividade.

O Vovô do Ilê relembrou o início da festa, destacando os desafios e a importância do evento ao longo das décadas. “É muito legal. Uma festa que começou de pequenininha e hoje está completando 45 anos. É muito feliz ver que essa festa está reverberando pelo Brasil”, disse.

Já a jornalista Val Bemvindo falou sobre a dimensão pessoal e cultural da Noite da Beleza Negra. “Tenho 35 anos e sou completamente cria do Ilê, cria do Curuzu, mas, sobretudo, uma cria da Noite da Beleza Negra. Esse evento me ajudou a me entender enquanto mulher negra e bonita”, afirmou.

Por fim a atual Deusa do Ébano, Lorena Bispo, destacou o papel das participantes e o compromisso com a comunidade.

“Cada Deusa do Ébano é única, porque cada história é contada de uma forma própria. É importante entender de onde você vem e para onde quer ir, pisar firme com consciência de quem você é e das pessoas que você representa. Quando você pisa naquele palco, não está sozinha; 100% é com a comunidade em peso. Além da beleza e da representatividade, é preciso compromisso: tudo o que você fizer vai inspirar outras pessoas”, explicou.

Inspirada no tema do Carnaval 2026 do Ilê Aiyê, “Turbantes e Cocares: a história de resistência do povo afro e indígena de Maricá”, a Noite da Beleza Negra será realizada neste sábado (17), na Senzala do Barro Preto.

Nesta edição, 15 candidatas disputam o título de Deusa do Ébano 2026. São elas: Bruna Christine, Camila Silva, Camila Morena, Carol Xavier, Cecília Cadile, Dandara Namíbia, Joana Sousa, Larissa Oliveira, Mavih Souza, Nayara Temporal, Rafaela Rosa, Raíssa Batista, Sarah Moraes, Stephanie Ingrid e Thuane Vitória.