Após o sucesso da edição em São Paulo, que reuniu mais de 13 mil visitantes em cinco dias no Parque Villa-Lobos, a Bienal do Lixo 2025 chega pela primeira vez a Salvador (BA). O evento acontece entre os dias 4 e 7 de setembro, ocupando um dos cenários mais emblemáticos da cidade: o Farol da Barra, eleito recentemente como o segundo ponto turístico mais fotografado do país.
A iniciativa, reconhecida como um dos maiores projetos culturais e socioambientais do Brasil, propõe uma imersão no universo da sustentabilidade, arte e consumo consciente, com uma programação gratuita que inclui exposições, mostras de cinema, painéis de diálogos, oficinas criativas, desfile de moda sustentável.
Com curadoria e produção das agências La Mela e Usina, a Bienal do Lixo é um projeto incentivado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com realização do Ministério da Cultura e Governo Federal e patrocínio de marcas comprometidas com práticas sustentáveis.
Reflexão e transformação na Bienal do Lixo
“Nosso objetivo é provocar uma reflexão sobre os impactos do consumo e o papel de cada pessoa na transformação de resíduos em soluções. O que chamamos de lixo pode ser reinventado em arte, educação e consciência ambiental”, destaca Rita Reis, diretora executiva da Bienal do Lixo 2025.
A programação inclui ainda a Mostra de Cinema da Bienal, com a exibição de filmes – entre curtas, documentários e animações – que abordam questões ambientais, sociais e culturais ligadas ao descarte e ao reaproveitamento de resíduos.