Boletos do IPTU 2026 já podem ser emitidos por proprietários de imóveis em Salvador

Os proprietários de imóveis em Salvador que desejam antecipar o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) já podem emitir o boleto referente ao exercício de 2026. De acordo com a Prefeitura da capital baiana, cerca de 555 mil imóveis estão sujeitos à cobrança do tributo.

Assim, o pagamento pode ser feito em cota única, com desconto de 7%, até a data de vencimento. Também há a opção de parcelamento em até 11 vezes. A emissão dos boletos ocorre de forma online, por meio do portal da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz Salvador). Os proprietários podem ainda acessar o sistema Pague Fácil ou a página específica do IPTU.

Além da opção digital, os contribuintes podem quitar o imposto em bancos, casas lotéricas, terminais de autoatendimento e por meio do internet banking.

Neste ano, o IPTU foi reajustado em 4,46%. O percentual corresponde à variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) entre dezembro de 2024 e novembro de 2025, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo a Prefeitura de Salvador, este é o 12º ano consecutivo em que o reajuste do imposto é limitado à inflação oficial. O objetivo é garantir maior equilíbrio financeiro aos contribuintes.

A Secretaria Municipal da Fazenda também disponibiliza 18 postos de atendimento distribuídos pelas diferentes regiões da cidade. Assim, a lista com os endereços e horários de funcionamento pode ser consultada no site oficial da Sefaz Salvador.