
O Castramóvel da Prefeitura de Salvador chega ao bairro de Plataforma, no subúrbio de Salvador. A ação começou nesta segunda-feira (17). A estrutura está montada na Unidade de Saúde da Família (USF), na Rua Formosa São João, Nº 11.
A Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência e Bem-Estar e Proteção Animal (Secis) realiza gratuitamente o serviço em cães e gatos com idade entre seis meses e cinco anos. Para realizar a castração, o pet precisa estar em boas condições de saúde.
Para receber atendimento é preciso que o tutor apresente RG, CPF, comprovante de residência, cartão do SUS e comprovante da vacina antirrábica do animal em dia. Além disso, é preciso manter o pet em jejum de comida e água desde a noite anterior.
Os atendimentos funcionam assim: a equipe atende os gatos às segundas, quartas e sextas-feiras. Já às terças e quintas, são os cães. As vagas são preenchidas por ordem de chegada. São disponibilizadas 30 fichas diariamente, a partir das 8h.
A diretora de Promoção à Saúde e Proteção Animal do município, Amanda Moraes, comenta que o Castramóvel é algo que beneficia toda a sociedade.
“A castração é essencial para prevenir diversas doenças, como infecções uterinas, tumores e problemas hormonais, além de ajudar no controle populacional, evitar a reprodução descontrolada, reduzir diretamente a superlotação de animais nas ruas e consequentemente o abandono. Quanto menos animais expostos a riscos, maior a qualidade de vida deles e da comunidade”, afirmou.


