Jefferson Peixoto/Secom
Jefferson Peixoto/Secom

Com baixa adesão na primeira semana da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, a prefeitura de Salvador vai adotar novas estratégias para avançar nos números de imunizações. Nesta quarta-feira (17), o prefeito Bruno Reis afirmou que a Secretaria Municipal de Saúde programou uma busca ativa do público alvo, além de outras medidas.

"[Estamos fazendo] Divulgação na imprensa, uma campanha que estamos lançando, além de estratégias de mobilização, de animação, inclusive com busca ativa nas unidades de saúde, através de mensagem de texto e WhatsApp", disse o prefeito.

Na primeira semana de campanha, a prefeitura diz que aplicou mais de 5 mil doses entre as campanhas da pólio e da multivacinação. O número esperado pela prefeitura é de vacinar mais de 152 mil crianças menores de cinco anos contra a pólio. 

Bruno Reis afirmou que a prefeitura tem trabalhado para garantir a vacinação das crianças, mas fez um apelo para que os pais levem os filhos para a imunização.

"A prefeitura vem fazendo um esforço grande e aproveito para fazer um apelo para que mães e pais levem seus filhos para se vacinar. Tá aí mais do que provada a eficácia da vacina para combater todos os tipos de vírus e doenças, então mais do que nunca precisamos nos vacinar", disse.

A meta para a campanha contra a poliomielite é vacinar pelo menos 95% das crianças menores de 5 anos que moram em Salvador. Há duas vacinas contra a pólio disponíveis no calendário de vacinação: a VPO (vacina pólio oral) também conhecida por ser a vacina da gotinha e a VIP (vacina inativada pólio), administrada por via intramuscular.

Multivacinação

Além da campanha da pólio, a campanha da Multivacinação para jovens com idade inferior a 15 anos também está acontecendo. De acordo com a prefeitura de Salvador, o público alvo esperado é de 497 mil jovens. Neste caso, estarão disponíveis todas as vacinas do calendário básico de vacinação das crianças e dos adolescentes menores de 15 anos, como Hepatites A e B, tríplice viral e tetraviral, Pneumonia, Meningite e Otite (Pneumocócica 10 valente), Rotavírus Humano e outras. [Confira a lista abaixo].

Estratégia de vacinação

De acordo com a prefeitura de Salvador, 156 salas de vacinas instaladas nos postos de saúde da rede básica soteropolitana ofertam os imunizantes de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 08 às 17 horas.

Caso os pais ou responsáveis não possam levar as crianças nas unidades de saúde durante a semana, um “Dia D” de vacinação está programado para o próximo sábado (20).

Confira a lista das vacinas oferecidas na campanha de Multivacinação:

– Vacina da poliomielite (VIP ou VOP)

– Hepatites A e B

– Tríplice viral e tetraviral

– Pneumonia, Meningite e Otite (Pneumocócica 10 valente)

– Rotavírus Humano

– Meningocócica C

– Febre amarela

– Difteria, tétano e coqueluche (Tríplice bacteriana)

– Varicela

– HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano)

– Vacina meningocócica ACWY