
As fortes chuvas que atingem Salvador desde o início da semana já somam 56,6 milímetros, o que representa cerca de 52% da média histórica de todo o mês de novembro, segundo dados da Defesa Civil de Salvador (Codesal) e do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A normal climatológica para o período é de 108,2 mm, e a capital baiana atingiu mais da metade desse volume em apenas 12 dias.
De acordo com o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Codesal, as chuvas das úlitmas horas foram acompanhadas por ventos fortes, que chegaram a 59 km/h na Boia Meteorológica da Barra e 55,1 km/h na estação da Barra, Vila Naval. As rajadas mais intensas também foram registradas em Canabrava (51,5 km/h), Ondina (46,4 km/h) e Itapuã (44,3 km/h).
As maiores precipitações nas últimas 24 horas ocorreram em Sete de Abril, Bosque Real (85,4 mm), São Marcos, Baixa de Santa Rita (78,6 mm) e Nova Brasília (78,2 mm). Em 72 horas, os volumes ultrapassam 80 mm em bairros como Barbalho, Brotas e Sete de Abril, evidenciando a intensidade das precipitações recentes.
Monitoramento
A Codesal informa que todas as equipes seguem em estado de prontidão, com monitoramento contínuo das condições meteorológicas e atendimento 24 horas à população. Técnicos e agentes de campo estão mobilizados para atuar em casos de alagamentos, deslizamentos, quedas de árvores e destelhamentos.
A orientação é de que a população redobre a atenção e acione a CODESAL pelo número 199 em situações de risco ou emergência.


