Confira mudanças

Estações do metrô de Salvador devem mudar de nome; entenda

Nomes de estações serão alterados

Estações do metrô de Salvador devem mudar de nome; entenda

As estações do metrô de Salvador devem passar por mudanças nos nomes em breve. A informação foi confirmada pelo diretor comercial da Motiva (antiga CCR), João Pita, em entrevista ao jornal A Tarde.

O processo será viabilizado por meio da concessão dos naming rights, uma estratégia de marketing que permite a empresas associarem suas marcas a espaços públicos. Na prática, isso significa que marcas poderão comprar o direito de nomear as estações, como já acontece no metrô de São Paulo.

Segundo João Pita, há um movimento crescente de empresas interessadas em explorar novos mercados. Salvador, assim como o Rio de Janeiro — onde a Motiva opera o VLT —, passou a atrair atenção do setor.

Ainda não há definição sobre quantas das 22 estações da capital baiana terão os nomes alterados. No entanto, o objetivo da Motiva é negociar o maior número possível. Regiões com maior fluxo de passageiros devem ser priorizadas, mas outros fatores — como localização geográfica — também influenciam as negociações.

Entre os futuros alvos está a estação Campo Grande, que começará a ser construída em 2026. A nova parada será a quinta mais profunda do Brasil e também deve ter o nome vinculado a uma marca.

A expectativa é que a concessão dos naming rights comece ainda em 2025. As conversas com possíveis patrocinadores já estão em andamento, mas seguem sob sigilo.

O que são naming rights?

Naming rights são contratos comerciais que autorizam empresas a dar nome a locais públicos, como estádios, arenas ou estações de transporte. A marca patrocinadora paga pelo direito de exibir seu nome nesses espaços por um período determinado.

Essa prática, comum em diversos países, tem ganhado força no Brasil. Em Salvador, o exemplo mais conhecido é a Arena Fonte Nova, que passou a se chamar Casa de Apostas Arena Fonte Nova após um acordo de quatro anos com a empresa do setor.

Outros exemplos pelo país incluem:
• Allianz Parque, em São Paulo, nome dado à arena do Palmeiras após contrato com a seguradora Allianz;
• Neo Química Arena, atual nome do estádio do Corinthians, graças a parceria com a farmacêutica;
• MRV Arena, estádio do Atlético Mineiro, em Belo Horizonte, patrocinado pela construtora MRV;
• Estações de metrô de São Paulo, como Estação Saúde Ultrafarma: (Linha 1-Azul). Estação Carrão Assaí Atacadista: (Linha 3-Vermelha). Estação Paulista Pernambucanas: (Linha 4-Amarela). Estação Penha Lojas Besni: (Linha 3-Vermelha).