Com os estoques de sangue em nível crítico, o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) faz apelo para que a população possa doar. Além disso, a unidade reforça o pedido para doações dos tipos O positivo e O negativo.
Dessa forma, os doadores podem comparecer a unidade de coleta da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), no subsolo do HGRS. O atendimento funcionará de segunda a sexta, das 8h às 17h.
A unidade destaca que cada doação pode salvar até quatro vidas. Além disso, em momentos de baixa nos estoques, pacientes internados, oncológicos, vítimas de acidentes, pessoas com doenças hematológicas, que precisam de cirurgias de urgência, são diretamente afetados.
“O gesto solidário da doação de sangue pode fazer toda a diferença para quem está lutando pela vida. Convidamos toda a população a se mobilizar e doar”, pontua a diretora geral do HGRS, Lucrécia Savernini.
Critérios para doação
Para doar, a pessoa deve estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam apresentar autorização dos responsáveis); pesar acima 50 kg, além de apresentar documento de identificação com foto.