
A vereadora Isabela Sousa (Cidadania) destacou a importância da aprovação do projeto que permite reconhecer Boa Vista do Lobato como bairro de Salvador. A parlamentar marcou presença na apresentação do Plano Estratégico 2025/2028, nesta quinta-feira (16), que orientará as ações do município nos próximos quatro anos.
A Câmara de Municipal de Salvador aprovou, nesta quarta-feira (15), o Projeto de Lei (PL) 232/25, que reconhece como bairro a comunidade de Boa Vista do Lobato, no Subúrbio. O documento afirma que o fato da localidade não ser reconhecida como tal ainda gera entraves administrativos e dificulta a destinação de políticas públicas específicas para sua realidade. O projeto diz ainda que a criação do bairro representará um ato de reparação histórica, valorização da identidade local e fortalecimento da cidadania.
Segundo Isabela Sousa, o projeto permite a criação de políticas específicas para os moradores da região. Além disso ela se mostrou confiante no reconhecimento da comunidade da BVL como bairro de Salvador.
“Feliz, uma coisa que impressiona muito é que a maioria dos moradores não sabia nem que a Boa Vista do Lobato não era a bairro, então foi surpresa para muita gente. A gente já sabia porque isso complica vários moradores, inclusive a própria associação de moradores. Recentemente a gente ajudou no registro, infelizmente a associação não pôde ser registrada como Boa Vista do Lobato, porque até então era uma região do Lobato. Nosso projeto de lei agora segue aí para sansão do Prefeito, tenho certeza que irá sancionar e Boa Vista do Lobato será oficialmente mais um bairro do Salvador”, disse a vereadora.
Após a aprovação na Câmara, o texto do projeto segue para o prefeito Bruno Reis (União), que definirá se sanciona ou não a lei.