"Cidade que Brilha"

Natal Salvador 2025 terá decoração ampliada no Centro Histórico

O tema dos festejos neste ano será “Natal de Luz na Cidade que Brilha o Ano Inteiro”, e quem curtir a programação vai se deparar com atrativos nos tradicionais pontos do Centro Histórico

Valter Pontes/ Secom PMS
Valter Pontes/ Secom PMS

A Prefeitura lançou, nesta quinta-feira (25), a programação oficial do Natal Salvador 2025, que ocorrerá a partir do dia 5 de dezembro até 6 de janeiro do próximo ano. Os detalhes foram divulgados pelo prefeito Bruno Reis, pela vice-prefeita e titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Ana Paula Matos.

O tema dos festejos neste ano será “Natal de Luz na Cidade que Brilha o Ano Inteiro”, e quem curtir a programação vai se deparar com atrativos nos tradicionais pontos do Centro Histórico.

Programação 2025

Uma das principais novidades é que a Avenida Sete de Setembro ganhará um corredor de luz com cascatas laterais em um percurso de 1,3 km. A praça do poeta, aliás, principal acesso ao circuito natalino, terá cortina de LED no Palácio dos Esportes e no estacionamento.

Ao entrar pela Rua Chile, o público vai se deparar com um túnel de som e luz com quase 400 metros de extensão e mais de 25 milhões de microlâmpadas, o maior corredor contínuo do Brasil.

Além disso, na Praça Thomé de Souza, serão montados uma vila de artesanato, o Palco Duomo, paisagismo temático e a chamada “Casa Submersa”.

A Praça da Sé, por sua vez, ganhará túnel de bambu, praça de alimentação, árvore interativa e presépio na Cruz Caída. O Terreiro de Jesus receberá iluminação cênica nas igrejas, peças “instagramáveis”, Casa do Papai Noel e shows de lasers.

“A decisão de trazer o Natal para o Centro Histórico, nos últimos anos, se confirmou como mais do que acertada. Houve diversos benefícios, primeiro, para o soteropolitano retornar ao centro da cidade. Ano passado, mais de 1,7 milhão de pessoas vieram para cá, coisa que há muito tempo não ocorria. Também atraiu milhares de visitantes e turistas que, por conta do evento, tiveram a oportunidade de conhecer as transformações que estão ocorrendo em Salvador, e que com certeza saíram daqui se programando para voltar outras vezes”, destacou o prefeito.

Já a vice-prefeita e titular da Secult, Ana Paula Matos, falou sobre estratégia de divulgar a programação natalina ainda em setembro para fomentar o turismo.

“Isso não é à toa, é com intencionalidade e em conversa com o trade turístico para que a gente possa atrair gente do Brasil inteiro. Sabendo da nossa programação, desse Natal lindo, as pessoas vão ter tempo para se organizar, de comprar passagens de avião, de ônibus, de reservar hotel. É importante continuarmos nesse processo, de ter atrações turísticas e equipamentos, mas, sobretudo, de momentos como o Natal, o Réveillon, o Carnaval, o São João, fazendo com que a rua da cidade seja para todos”, pontuou Ana Paula Matos.