Cenário nacional

NordesteLAB impulsiona audiovisual do Norte, Nordeste e Centro-Oeste com Rodadas de Negócios

O projeto está com inscrições abertas até 30 de maio

Fotos: Fari/Divulgação
Fotos: Fari/Divulgação

Realizadores do audiovisual das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste têm a oportunidade de apresentar seus projetos a importantes players do cenário nacional. O NordesteLAB está com inscrições abertas até 30 de maio para as Rodadas de Negócios, através deste link.

Realizado pelo Laboratório Audiovisual e pelo Audiovisual em Todos os Eixos, com parceria do YouTube, o NordesteLAB reúne em sua programação, além das rodadas de negócios, mesas temáticas, clínicas jurídicas, masterclasses e laboratório universitário. O evento será realizado de 05 a 08 de agosto, no Goethe-Institut, em Salvador (BA).

“É nas Rodadas de Negócios que as produtoras podem conseguir um parceiro para viabilizar o seu projeto que ainda vai ser realizado, fechar o financiamento de uma obra, uma janela de exibição comercial de um filme. É um primeiro contato com um player para diversas produtoras das Regiões Nordeste, Norte e Centro Oeste”, explica Gabriel Pires, coordenador geral do NordesteLAB.

Esta edição do NordesteLAB reunirá empresas de distribuição, televisão e plataformas de streaming brasileiras, além de empresas internacionais com atuação no Brasil, que vão avaliar projetos audiovisuais, como curtas e longas-metragens, além de produtos seriados. Podem participar empresas produtoras audiovisuais independentes de qualquer porte com CNPJ, incluindo com registro MEI, com sede nas regiões Nordeste, assim como Centro-Oeste e Norte. Portanto, já estão confirmados mais de 20 players, entre eles: Globoplay, Globo Filmes, Paramount Pictures Brasil , Paris Entretenimento, Warner Bros. Discovery, Vitrine Filmes, Downtown Filmes, Conspiração, GNT e Viva.

Fotos: Fari/Divulgação

Impulsionando Negócios do Audiovisual no Norte, Nordeste e Centro-Oeste

As Rodadas de Negócios são o ponto alto do NordesteLAB. Em 2024, o evento reuniu profissionais do audiovisual de 14 estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Além disso, teve mais de 40 players, empresas voltadas para produção e distribuição de produtos audiovisuais. Só nas Rodadas de Negócios foram mais de 150 empresas inscritas com 343 projetos enviados, chegando a 276 reuniões.

Em Salvador, nos últimos 10 anos, o segmento audiovisual passou por um crescimento significativo. Houve um aumento de 250% no número de empresas e vínculos empregatícios em uma década.

Os dados aparecem na Pesquisa Panorama do Audiovisual Soteropolitano, apresentada durante o NordesteLAB 2024. Assim, ela foi desenvolvida pelo Observatório do Audiovisual Baiano, em parceria com o Observatório da Economia Criativa e a Universidade do Estado da Bahia (Uneb),

Os edital Gregórios – Ano IV com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, bem como Prefeitura de Salvador e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), Ministério da Cultura, Governo Federal contemplam a ação.

Além disso, o projeto integra os Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) acontece para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.

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