Meio Ambiente

Instituições vão promover mutirão de limpeza na Praia da Boa Viagem; saiba como participar

A ação tem o objetivo de incentivar o descarte correto de resíduos e conscientizar sobre a importância da economia circular e reciclagem

limpeza
Foto: TripAdvisor

Nesta sexta-feira (25), uma ação de Mutirão de Limpeza, promovida pelas ONGs Movimento Plástico Transforma e SOLOS em parceiria com a Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (SECIS), será realizada na Praia da Boa Viagem, localizada na Cidade Baixa, em Salvador.

O mutirão, que vai acontecer das 9h às 12h, visa reforçar a importância do descarte correto e promover a conscientização ambiental, assim como melhorar a qualidade de vida nas cidades.

Para participar basta estar no Largo da Praia da Boa Viagem no horário marcado.

Como vai funcionar

No dia, eles serão divididos em grupos para realizar a coleta, aplicando o que aprenderam no dia anterior na prática e de forma lúdica. Todos os itens recolhidos na praia serão destinados a uma cooperativa parceira, tornando-se renda para catadores e matéria-prima para novas aplicações.

Os participantes do mutirão vão receber um kit contendo camisa, boné, saco e luvas de proteção, kit lanche e água durante toda a ação. Além disso, as ONGs vão disponibilizar um espaço coberto para descanso e outras atividades.

O impacto ambiental

De acordo com Beatriz Geraldes, integrante do grupo técnico do Movimento Plástico Transforma, a ação é uma importante ferramenta de educação ambiental para a população.

“Iniciativas como essa mostram que educação ambiental vai muito além da sala de aula. Ao vivenciar a coleta na praia, as crianças aprendem, de forma concreta, o valor da preservação e desenvolvem o senso de responsabilidade com o planeta, algo essencial para formar cidadãos mais conscientes”, defende Geraldes.

Essa será a quarta vez que o Movimento Plástico Transforma realiza mutirões de limpeza em praias do território baiano, sendo as outras realizadas na Praia do Farol da Barra, em 2023, na Praia de Tubarão e na Praia de Guarajuba, Camaçari, em 2024, sempre com a participação de voluntários e alunos de escolas locais.

A proposta é que, ao fim dessas ações, as crianças e jovens possam criar uma nova perspectiva de cidadania e contribuam ativamente para a limpeza, não apenas destes pontos turísticos, mas que tragam a ação para o seu dia a dia, tornando-se multiplicadores em suas casas e comunidades.

Saville Alves, líder de negócios na SOLOS, destaca a importância da educação ambiental na formação de crianças.

“Essas crianças se tornam agentes de transformação. E é nesse processo tangível que semeamos o senso de responsabilidade e o carinho pelo nosso planeta, construindo, passo a passo, um futuro mais sustentável, justo e digno para todos”, afirma Alves.