Deputado da Alba aliado a Bolsonaro quer proibir passagem de blocos de Carnaval em frente a igrejas e hospitais
Foto: Gilberto Júnior/Secom PMS

O Carnaval de Salvador 2026 terá o samba como protagonista. Com o tema “O Samba Nasceu Aqui”, a marca oficial da festa homenageia os 110 anos do primeiro registro do gênero musical, reconhecendo sua origem afro-baiana e a contribuição histórica da capital baiana para o nascimento de um dos ritmos mais emblemáticos do Brasil.

Com influência de diversas matrizes culturais, o samba se desenvolveu no fim do século XIX, mas teve sua primeira música registrada em 1916. A obra “Pelo Telefone”, depositada na Biblioteca Nacional, foi composta em uma roda de samba na casa da baiana Tia Ciata, que se mudou para o Rio de Janeiro em 1876, levando consigo as tradições do samba de roda da Bahia.

Em 2005, o samba de roda do Recôncavo Baiano foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Atualmente, o samba marca a abertura oficial do Carnaval de Salvador no circuito Osmar (Campo Grande), na quinta-feira da folia, com os tradicionais blocos Alerta Geral, Pagode Total e Proibido Proibir.

Para celebrar a data, a Prefeitura criou uma logomarca especial, com instrumentos que simbolizam o ritmo, cores vibrantes e tipografia inspirada nas formas dos próprios instrumentos.

“É um marco os 110 anos do samba e não poderia passar despercebido. É um gênero musical que nasceu aqui e com o qual temos forte identidade. Pensamos em uma marca de Carnaval que dialogasse, manifestasse e comemorasse esse momento. Fizemos um briefing consistente, entendemos quais elementos precisávamos trazer e levamos para a criação. O resultado é uma imagem gráfica que traz a presença do pandeiro, as cordas de um instrumento musical. É uma marca que celebra o samba e os ícones que esse símbolo representa”, afirmou a secretária de Comunicação, Renata Vidal.

As cores da marca foram inspiradas nas vestimentas tradicionais do samba de roda do Recôncavo, com forte influência afro-brasileira, estampas vibrantes e movimento. A tipografia apresenta formas arredondadas e curvas que remetem aos instrumentos musicais. O nome SAMBA aparece “vestido” dessas cores e traços, consolidando o conceito: Carnaval Salvador 2026 – O samba nasceu aqui.

“O samba tem origem nas tradições afro-baianas, especialmente no samba de roda, reconhecido como patrimônio cultural. Salvador tem papel central nesse nascimento, e trazer o samba como tema do Carnaval é reafirmar essa verdade histórica”, afirmou o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, responsável pela organização da festa.