Foto: Bruno Concha/Secom PMS
Foto: Bruno Concha/Secom PMS

Os atendimentos do Projeto Curare, iniciativa da Guarda Civil Municipal (GCM), serão retomados a partir deste sábado (10), em Salvador. Os interessados devem comparecer à Lagoa dos Pássaros, no bairro do Stiep, das 8h às 12h. O atendimento ocorre por ordem de chegada, mediante triagem.

O retorno do projeto acontece em meio à campanha nacional Janeiro Branco, que busca conscientizar a população sobre a importância da saúde mental e emocional.

Por meio da iniciativa, a Guarda Civil Municipal oferece atendimento psicológico e assistência social a pessoas que não têm condições de arcar com os custos do tratamento.

Segundo a GCM, cerca de 60 pessoas são atendidas diariamente. Em 2024, o projeto realizou quase 2 mil atendimentos, com a atuação de aproximadamente 60 profissionais, entre psicólogos, psicopedagogos, psicanalistas, assistentes sociais e filósofos. Estes últimos são responsáveis pela condução das rodas de conversa.

Entre as principais demandas atendidas pelo projeto estão quadros de ansiedade, depressão, luto, esgotamento provocado pelo excesso de trabalho e separações afetivas.