Foto: Divulgação / Semob
Foto: Divulgação / Semob

A região da Cidade Baixa, em Salvador, recebeu mais de 100 patinetes elétricos nesta sexta-feira (14). A entrega amplia as opções de mobilidade sustentável para a população.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob), os novos patinetes ficam no Terminal Hidroviário da Travessia Ribeira-Plataforma até a região da Baixa do Bonfim. De acordo com o titular da pasta, Pablo Souza, destacou que a capital baiana tem avançado na mobilidade sustentável.

Salvador está entre as 11 cidades do mundo que reduziram em mais de 30% as emissões de gases de efeito estufa. Essa linha reforça nosso compromisso em melhorar o serviço, dando também uma colaboração à sustentabilidade”.

O gestor ainda comentou que vai lançar a Campanha de Verão dos Patinetes Elétricos ainda neste mês de novembro. A ação incluirá blitze educativas, atividades da Escola de Direção Segura e reforço nas orientações sobre boas práticas de circulação.

Segurança

Uma notícia anunciada pelo secretário é que, a partir de agora, quem fizer o primeiro cadastro no sistema da JET, vai ter a velocidade máxima dos patinetes reduzida para 15km/h. A iniciativa tem o objetivo de garantir mais segurança para os iniciantes.

““Nosso foco é garantir que o uso dos patinetes elétricos seja cada vez mais seguro e responsável. Essa limitação inicial é uma forma de proteger os novos usuários e estimular o uso consciente. Além disso, seguimos com ações educativas e de fiscalização que fortalecem a segurança viária, como as blitze educativas e as escolinhas de condução”.

Balanço

Desde janeiro, cerca de 150 mil usuários foram cadastrados e aconteceram mais de 465 mil viagens até o mês de setembro. Só em outubro, foram 59 mil deslocamentos, o maior volume dos últimos seis meses.

Referente às ações educativas, somente em setembro, foram realizadas 10,2 mil abordagens, resultando em 1.784 contas bloqueadas e 93 atividades da Escola de Direção Segura. As aulas gratuitas acontecem às sextas e sábados, das 8h às 17h, no Farol da Barra, e aos domingos, das 10h às 14h, na Avenida Magalhães Neto.