Salvador reforça combate ao Aedes aegypti com ações no Comércio e no Terminal Marítimo

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realiza nesta semana uma série de ações estratégicas de combate ao mosquito Aedes aegypti em Salvador. Entre as iniciativas, destaca-se a inspeção zoossanitária nas áreas do Comércio e no Terminal Marítimo da cidade, locais de grande circulação de turistas com o início da temporada de cruzeiros.

As equipes do CCZ atuam nesta terça (18) e quarta-feira (19) no entorno do Comércio e nas dependências do Terminal da França. Dessa forma, caso necessário, as equipes aplicarão inseticida de efeito residual para eliminar focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Plano Verão Sem Mosquito 2025/2026

Essas atividades integram o cronograma especial do Plano Verão Sem Mosquito 2025/2026. Assim, a iniciativa reforça as medidas de prevenção durante o período de maior risco de transmissão das arboviroses, entre os meses de outubro e março.

O plano tem como objetivos ampliar a vigilância entomológica e epidemiológica e intensificar as ações em pontos críticos da cidade. Também busca incorporar novas tecnologias no combate ao vetor e fortalecer a articulação intersetorial com áreas como limpeza urbana, abastecimento de água, turismo e educação.

Além das ações em campo, o Plano Verão Sem Mosquito também prevê o monitoramento de indicadores operacionais, como o número de imóveis visitados, criadouros eliminados e armadilhas inspecionadas. Além disso, contempla indicadores de resultado, como os índices de infestação vetorial e a redução de focos em áreas críticas. Assim, esses dados serão consolidados mensalmente para orientar ajustes nas estratégias e fortalecer a efetividade das ações.