Novo modal de transporte

Secretário de mobilidade projeta implantação do BRS para 2026 e explica diferença do BRT

Com um investimento inicial de R$4,2 milhões, a primeira linha do BRS ligará a Estação da Lapa ao Aeroporto

Foto: Reprodução/Salvador FM
Foto: Reprodução/Salvador FM

A capital baiana deve receber um novo modal de transporte em 2026, o BRS (Bus Rapid System, ou serviço rápido de ônibus, em inglês). Na manhã desta terça-feira (6), o secretário de mobilidade urbana de Salvador, Pablo Souza, concedeu entrevista ao Toda Hora, da Salvador FM, e falou da implantação do modal.

Com um investimento inicial de R$4,2 milhões, a primeira linha do BRS ligará a Estação da Lapa ao Aeroporto. Assim, os ônibus passarão pelas vias do BRT na Av. Vasco da Gama e seguirão pela orla da cidade, do Rio Vermelho até Itapuã, passando ainda pela Av. Dorival Caymmi até o Aeroporto.

Além disso, o BRS será integrado a todos os demais modais em funcionamento na capital baiana, como BRT, Metrô, ônibus convencionais e o sistema de transporte complementar (STEC), com a mesma tarifa de embarque.

Durante a entrevista, o titular da Secretaria de Mobilidade (Semob) aproveitou para explicar as diferenças entre o BRS e o BRT. Dessa forma, apesar de semelhantes, os modais têm como principal diferença intervenções mais simples para implementação, sem precisar de estações de pré-embarque.

“O BRT tem as estações de pré-embarque como todos nós conhecemos e tem uma vantagem em relação a outros modais, que você pode fazer linhas estendidas como fizemos aqui no caso da linha B2. O BRS tem equipamentos similares ao BRT, também são ônibus mais modernos que tem no mercado com ar-condicionado, e a gente traz linhas que não precisam fazer esse pré-embarque em estações”, explica Pablo Souza.

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