O submarino Humaitá, da Marinha do brasil, estará aberto a visitação pública nesta sexta-feira (17), no Porto de Salvador. A entrada é gratuita e acontece das 9h às 16h, com acesso pelo Terminal Marítimo de Salvador (Contermas).
Devido às características do navio, os interessados devem retirar os ingressos antecipadamente pela plataforma Sympla. Dessa forma, a apresentação do ingresso digital é obrigatória, sem ele, o acesso não será permitido.
Assim, a visita faz integra uma ação cultural que convida a população a conhecer de perto a estrutura, o funcionamento e a rotina dos militares a bordo de um dos mais avançados submarinos da frota nacional. Durante o passeio, os visitantes poderão explorar os espaços internos da embarcação e vivenciar um pouco do dia a dia dos profissionais que operam o submarino.
Por se tratar de um ambiente técnico e restrito, a visita ao submarino exige alguns cuidados. A estrutura não possui acessibilidade para quem se desloca por meio de cadeira de rodas. Além disso, os visitantes precisarão se agachar para se deslocar no interior do submarino, já que acessam os compartimentos por escotilhas. Também correm risco de bater a cabeça, devido aos espaços estreitos e tetos baixos.
A organização não recomenda que pessoas com mobilidade reduzida, claustrofobia, gestantes, idosos ou crianças desacompanhadas realizem a visita. Assim, o próprio visitante deve avaliar sua condição física antes de ingressar na embarcação.
Para maior segurança e conforto dos visitantes, a organização recomenta o uso de calçados sem salto, de preferência fechados, como tênis, e o uso de calça ou bermuda.