O influenciador Gustavo Mattos, por trás da página Ceia Clandestina, movimentou as redes sociais ao divulgar um ranking com os 10 melhores acarajés de Salvador. O vídeo, publicado no TikTok, já ultrapassa 830 mil visualizações e acumula mais de 600 mil no Instagram.
Conhecido por avaliar comidas e produtos em todo o país, o criador de conteúdo afirmou que todos os acarajés visitados eram “deliciosos”, mas destacou diferenças no preparo, no tempero e na presença do tradicional caruru. “A gente viajou pra Salvador pra provar 10 dos melhores acarajés e esse aqui é o nosso ranking”, disse no vídeo.
O influenciador avaliou o acarajé da Fia, localizado no bairro do Nordeste de Amaralina, como o melhor da capital baiana. Segundo ele, o quitute foi o mais saboroso e bem temperado entre todos avaliados. “Foi o acarajé mais barato e o melhor que eu comi. Extremamente bem temperado, crocante e com primenta saborosa e intensa”, elogiou. [veja ranking completo ao final abaixo]
Entretanto, o conteúdo gerou críticas de internautas baianos, que questionaram o fato de um paulista avaliar um dos símbolos da culinária afro-baiana. “Quem precisa de um paulista comedor de cachorro-quente com purê para classificar acarajé em Salvador?”, disse um internauta.
“Ok, todo mundo tem opinião e é livre para opinar, mas assistir alguém com sotaque do Sudeste fazendo crítica de acarajé é, no mínimo, zero à esquerda. Não tem valor algum”, criticou outro.
Ranking dos 10 melhores acarajés de Salvador, segundo o influenciador
- Acarajé da Fia (Nordeste de Amaralina) – “Mais barato e o melhor que eu comi. Extremamente bem temperado, crocante e com pimenta saborosa e intensa.”
- Acarajé da Meire (Pituba) – “O melhor caruru de todos, fritura impecável e muito coentro.”
- Acarajé da Darilaura (Pituba) – “Muita quantidade de camarão e o melhor vatapá que comi na cidade.”
- Acarajé da Regina (Rio Vermelho) – “Capricha no coentro e tem fritura impecável.”
- Acarajé de Meire (Brotas) – “Finalmente um caruru gostoso e um vatapá super bem temperado.”
- Acarajé de Cira – “Massa aerada e gostosa, com gosto forte de dendê. Falta caruru. Usam mais tomate vermelho do que verde, com pouco coentro”
- Acarajé da Olga (Imbuí) – “Bem fritinho e com vatapá gostoso, mas salada sem coentro.”
- Acarajé de Silvio (Caminho das Árvores) – “Camarão bem servido, mas faltou caruru.”
- Acarajé da Dinha (Rio Vermelho)– “Com todo respeito, é um acarajé de gente muito branca. Pimenta fraca e não senti tempero. Pela falta de tempero, não consegui dar uma nota melhor”
- Largo das Baianas (Amaralina) – “Delicioso, mas nesse dia o acarajé estava frio, parecia não ter sido frito na hora.”