Foto: Reprodução @liviasantanavaz
Foto: Reprodução @liviasantanavaz

A promotora de justiça do Ministério Público da Bahia (MPBA), Lívia Maria Sant’Anna Vaz, relatou nas redes sociais um episódio de assédio sofrido por ela. A promotora compartilhou o relato nas redes sociais na segunda (19).

No vídeo, Lívia conta que fazia uma caminhada na orla de Salvador, juntamente com uma amiga, quando um desconhecido surgiu e proferiu palavras obscenas. “Ele ficou lado a lado comigo, se virou para mim e repetiu. Eu perguntei se era comigo que ele estava falando e a reação dele foi muito mais violenta do que o assédio. Ele disse: ‘você é preta e não vai aceitar um elogio meu? qual é o problema em fazer um elogio?'”, relatou a promotora.

Ela ainda afirmou que após ser ignorado, o homem chutou violentamente uma lixeira próxima. Além disso, Lívia levantou um questionamento no vídeo sobre o que teria motivado o assédio.

“Aqui não cabe o discurso ‘e se fosse uma mulher branca ele teria reagido assim?’ Ele disse: ‘você é preta’, ou seja, eu posso, estou autorizado a lhe impor um “elogio” e você tem que aceitar. E quando não é aceito, esse homem reage com força bruta”.

Por fim, Lívia Sant’Anna faz um pedido: “Deixemos de naturalizar todo e qualquer tipo de violência contra as mulheres. Infelizmente, nós mulheres não estamos seguras em lugar algum”, concluiu.

Veja vídeo: