
Moradores do Subúrbio Ferroviário participaram, neste sábado (31), da primeira viagem-teste do VLT com presença da comunidade, no trecho entre a Calçada e o Lobato, em Salvador.
A circulação experimental reuniu cerca de 120 pessoas ao longo do percurso, que contou com cinco paradas.
O teste contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT), além de representantes de órgãos estaduais. Segundo ele, a proposta é ampliar gradualmente as etapas de testes com a população.
Acolher a população tem um significado muito grande. Eu estou falando do pertencimento de quem mora aqui. Nessa semana a gente já se antecipou, já foi lá no segundo e terceiro trecho. Estamos olhando diariamente o que está acontecendo em todos os trechos, porque nós combinamos de entregar no começo do segundo semestre de 2026”, afirmou.
De acordo com o presidente da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), Eracy Lafuente, a participação de passageiros marca uma nova fase do projeto. “As obras têm avançado significativamente. As demais paradas terão os trabalhos intensificados após o Carnaval. Atendendo à solicitação do governador, estamos iniciando hoje uma nova fase de testes, permitindo que as pessoas comecem a conhecer e se habituar ao trem”.
Projeto em andamento
No Trecho 1, as obras superam 50%, com mais de 21 quilômetros de via implantados e 4 quilômetros energizados entre Calçada e Lobato.
O Pátio de Manutenção da Calçada está em fase avançada, enquanto o Pátio de Periperi continua em obras. Também seguem intervenções como a reforma da Estação Calçada, construção de paradas, obras de macrodrenagem e recuperação da Ponte de São João.
No Trecho 2, estão em andamento a duplicação da BA-528, a construção do viaduto sobre a BR-324 e a implantação da passagem inferior do Hospital do Subúrbio.


