Veja o resumo da noticia
- Praticar atividades físicas é fundamental para o funcionamento do corpo
- Apesar dos benefícios, é necessário ficar atento aos erros
- O educador físico Luan Ribeiro desvendou os mitos e verdades sobre os principais erros
A prática regular de atividades físicas é fundamental para manter o corpo e a mente saudáveis. No entanto, o acesso a informações cada vez mais soltas e a pressa pelo resultado, podem levar as pessoas, sobretudo os iniciantes, a cometerem diversos erros.
Praticar atividades físicas, independente do tipo, melhora o funcionamento do coração e da circulação, fortalece músculos e ossos, ajuda no controle do peso, reduz o risco de doenças crônicas, aumenta a disposição, melhora o humor, reduz o estresse e contribui para a qualidade do sono. Mas, para desfrutar dos benefícios de forma consciente, é necessário se informar e seguir instruções profissionais.
Pensando nisso, o PS Notícias, conversou com o educador físico especialista em reabilitação, performance e corrida de rua, Luan Ribeiro. O profissional desvendou os mitos e verdades de dúvidas recorrentes dos iniciantes.
Confira:
1. É preciso treinar todos os dias?
“Mito. Não se faz necessário treinar todos os dias para uma evolução, principalmente para iniciantes. O que realmente importa é a regularidade e qualidade do treino que estar sendo feito. Além de estímulos na musculação, o mais importante é o descanso para se recuperar e se adaptar ao novo estímulo. Sendo assim, principalmente para iniciantes, treinar de 3 a 5 vezes na semana já se tem resultados.”
2. Apenas exercícios intensos dão resultado?
“Mito. Exercícios leves e moderados se fazem bastante eficazes para ter resultado. Aplicando técnica de progressão de carga, cadência de movimento e complexidade do exercício vai levar as atividades leves a moderadas também trazerem benefícios, principalmente para iniciantes, idosos ou pessoas em recuperação.”
3. Suor e dores são a prova de que o treino foi bem executado?
“Mito. O verdadeiro sinal de que se estar treinando corretamente sempre será a evolução ao longo do tempo. O suor e as dores nem sempre são indicadores de um treino eficiente, já que o suor vai depender da temperatura do ambiente e genética de cada indivíduo. Já a dor pode ser confundida com um bom treino, mas ser apenas esforço excessivo ou à falta de preparo.”
4. Idosos podem fazer musculação?
“Verdade. Já se sabe que a musculação é altamente indicada para idosos, isso sendo evidenciado no aumento desse publico em academias e parques. A musculação tem ajudado bastante na parte social dos idosos, além de manter a força muscular, proteger as articulações e ossos e melhorando o equilíbrio levando prevenir quedas.”
5. O corpo realmente tem memória muscular?
“Verdade. Nosso corpo possui memória muscular, pessoas que já treinaram algum momento da vida e apresentou resultados eficazes e depois por algum motivo acabou ficando sem treinar, quando voltar a treinar tende a recuperar força e massa muscular mais rápido. Isso só é possível pois nosso corpo possuem células musculares que sofrem adaptações, permanecem mesmo após períodos de inatividade.”
6: Musculação não serve para quem quer emagrecer?
“Mito. Costumo dizer que a musculação é a grande aliada de uma boa reeducação alimentar no emagrecimento. A musculação nos leva a aumentar a massa muscular, que automaticamente músculos mais ativos nos fazem gastar mais energia até mesmo em repouso. Além disso, treinar força melhora a composição corporal, tornando o emagrecimento mais sustentável e saudável.”
7. Abdominais queimam gordura?
“Mito. A queima de gordura acontece de forma geral, não apenas localizada. Essa queima acontece com uma combinação de cardio, musculação e principalmente uma boa alimentação equilibrada. Exercícios abdominais fortalecem os músculos da região, mas não eliminam gordura localizada. Sendo assim, para ter uma barriga mais definida, é preciso reduzir o percentual de gordura total.”
8. Exercício físico atrapalha o crescimento?
“Mito. Esse é um dos mitos mais comuns, sendo normalmente reproduzidos normalmente por pais preocupados. Mas o exercício físico quando praticado de forma adequada e com acompanhamento de um profissional, inclusive de musculação, não atrapalha o crescimento. Mas sim, ajuda na formação óssea, no padrão de postura e leva a prevenção de doenças na adolescência.”
9. Treinar em jejum é a forma mais adequada para quem quer perder peso?
“Mito. O jejum em alguns casos pode ser uma estratégia para algumas pessoas, mas não é uma regra e nem sempre será a melhor opção. O que vai fazer perder peso mesmo será o balanço energético (gastar mais calorias do que consome) no dia em geral. Sempre bom lembrar que, treinar em jejum tem alguns riscos, principalmente para pessoas destreinadas, causando tonturas e queda de rendimento em alguns casos.”
10. Quem está acima do peso não pode correr?
“Mito (com ressalvas). As pessoas acima do peso podem correr, sim, mas é importante começar com cuidado já que o excesso de peso vai sobrecarregar as articulações aumentando o riscos de lesões. Por isso, recomendamos intercalar caminhada e corrida no início, principalmente fortalecer a musculatura e evoluir de forma gradual, se possível com a ajuda de um profissional especializado.”