Com 12 casos confirmados da gripe aviária no país, as suspeitas de casos vêm preocupando os brasileiros. No sul da Bahia, uma ave silvestre no município de Ilhéus teve amostras coletadas para investigação, porém, o resultado ainda é inconcluso.
A Influenza Aviária (IA) é uma doença infecciosa que pode infectar aves e mamíferos, incluindo humanos. De acordo o Ministério da Saúde, sempre que os vírus da influenza aviária circulam entre aves, existe o risco de ocorrência esporádica de casos humanos pela exposição a aves infectadas ou ambientes contaminados.
Desta forma, o controle da doença em animais é uma medida essencial para reduzir o risco ao ser humano e ao ambiente. Assim, é fundamental que as vigilâncias animal e humana atuem em sintonia para evitar a proliferação da doença.
Entre os estados com casos em investigação estão: Bahia, Ceará, Tocantins, Pará e Espírito Santo.
Transmissão
As aves contaminadas pelo vírus, podem disseminar a doença através da saliva, secreções mucosas ou fezes. A infecção se dá tanto pelo contato direto ou pelo contato com áreas contaminadas por aves infectadas.
O Ministério da Saúde declara que “as pessoas raramente contraem a influenza aviária, mas quando isso ocorre, geralmente é devido ao contato direto desprotegido (sem uso de equipamentos de proteção individual como luvas, roupas de proteção, máscaras, respiradores ou proteção dos olhos) com aves infectadas”.
Sintomas
Nos humanos, a doença pode se manifestar através de sintomas de infecção respiratória leve, quadros de pneumonia grave, sintomas gastrointestinais e sangramento no nariz ou gengiva. Assim, todos os casos suspeitos devem ser encaminhados à coleta da amostra de secreção nasofaríngea (SFN) para diagnóstico, acompanhados pela equipe médica.
>>> Siga o canal do PS Notícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.