
O uso das chamadas canetas emagrecedoras se popularizou no Brasil, contudo também acendeu um alerta entre especialistas, principalmente com o avanço das versões manipuladas. Em entrevista exclusiva ao programa Toda Hora, da Salvador FM, nesta terça-feira (23), o médico Sérgio Doria falou dos riscos, segurança, cuidados e alertou para o uso de medicamentos.
Além disso, o especialista também destacou os danos do tratamento feito de forma errada e sem acompanhamento médico.
“O problema é quando esse tratamento traz mais risco do que a própria obesidade. Os principais riscos a curto prazo é a própria desnutrição, desidratação… essa falta de nutrientes pode acarretar outros danos e o pior é quando essa pessoa tenta compensar esses outros danos da própria cabeça sem buscar uma ajuda profissional. É por isso que eu já recebi diversos pacientes na minha clínica que disseram estar a seis sete oito meses se tratando e não emagrece, mas eu falo você não tá se tratando você está tomando remédio porque se tratar vai muito além disso. Você pode até perder peso, mas não vai até emagrecendo. Emagrecer é perder gordura, muita gente está tomando, está deixando de se alimentar, está perdendo músculo e água, acha que está emagrecendo e só está se prejudicando”, explica o médico.
Para quem deseja utilizar as canetas emagrecedoras como tratamento, o especialista explica que o primeiro passo é procurar um médico capacitado antes de tomar o medicamento. Além disso, o profissional da saúde alertou que cada pessoa deve receber uma avaliação de forma individualizada.
“É importante você procurar um médico capacitado. Ele vai primeiro te avaliar como um todo antes de passar o medicamento. Você não pode nunca engatar em um tratamento com quem te avaliou antes. Por isso que é tão perigoso essa questão de meu irmão está tomando, eu comprei e vou tomar também. Muito risco”, disse Dr. Sérgio Doria.


