Saúde

Especialista dá 5 dicas de como a naturopatia pode reduzir o estresse

O estresse está entre os principais fatores que contribuem para o desenvolvimento de ansiedade e depressão

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Práticas naturais são eficazes quando o assunto é saúde física. Mas além disso, elas podem ser fortes aliadas também saúde mental, principalmente no que se refere ao estresse. O mês de setembro acende um sinal de alerta.

Cada vez mais presente na vida moderna, o estresse está entre os principais fatores que contribuem para o desenvolvimento de ansiedade e depressão. Com isso, o médico e naturopata, Aureo Augusto dá cinco dicas de práticas que ajudam a aliviar a pressão do dia a dia.

Confira dicas:

  1. Invista em uma alimentação natural e integral
    Adotar uma dieta baseada em frutas, legumes e cereais fortalece a microbiota intestinal. “Quando equilibrada, a microbiota produz substâncias essenciais para o nosso humor, como a serotonina. Esse simples cuidado ajuda a manter a saúde mental estável e a reduzir a sensação de ansiedade”, explica o Áureo Augusto.
  2. Pratique a respiração consciente
    Exercícios simples de respiração podem acalmar a mente e trazer presença para o momento atual, combatendo a ansiedade que, muitas vezes, está ligada a medos sobre o futuro. “Respirar conscientemente é um dos exercícios mais acessíveis e eficazes que temos. A prática nos coloca no presente e ajuda a acalmar a mente”, recomenda.
  3. Faça uso de plantas medicinais com orientação profissional
    A fitoterapia, parte central da naturopatia, utiliza plantas com propriedades terapêuticas reconhecidas há milênios. “Folhas de maracujá, folhas de mangueira e cascas de laranja são plantas simples, que encontramos com facilidade no Brasil, e que podem trazer alívio em momentos de ansiedade ou até quando o estresse provoca taquicardia”, orienta o especialista que reforça também a importância do acompanhamento no uso. “As plantas medicinais são maravilhosas, mas precisam ser usadas com orientação profissional, nunca de forma aleatória”, alerta.
  4. Use a água como aliada no relaxamento
    A hidroterapia — tratamento com água — pode ser uma grande aliada no combate ao estresse. Uma prática que ajuda nesse processo é o banho de assento frio, que combina estímulo físico e relaxamento. “Esse procedimento simples, feito antes de dormir, ajuda a acalmar o corpo e a mente. E, se for acompanhado de um chá quentinho de camomila, os resultados são ainda melhores”, aconselha o médico, que no seu canal no YouTube, compartilha vídeos com orientações e dicas voltadas à promoção da saúde com foco na naturopatia.
  5. Aposte em alimentos anti-inflamatórios
    O estresse crônico provoca inflamações no organismo. Para combater esse efeito, é importante incluir no cardápio alimentos com propriedades anti-inflamatórias, como frutas, legumes, nozes e sementes de chia. “Esses alimentos ajudam a proteger o organismo dos efeitos nocivos do estresse contínuo e fortalecem o sistema imunológico”, conclui Áureo Augusto.