Toda Hora

“Medir a pressão todo dia é péssimo”, alerta cardiologista

Em entrevista no Toda Hora, o especialista reforçou que a medição deve ser feita em momentos adequados

Imagem: Reprodução/YouTube
Imagem: Reprodução/YouTube

O cardiologista Marcel Maia fez um alerta durante entrevista no programa Toda Hora, da Salvador FM, na manhã desta quinta-feira (25). Segundo ele, monitorar a pressão arterial em excesso pode trazer mais prejuízos do que benefícios, já que a prática aumenta a ansiedade e, consequentemente, pode alterar os resultados.

“Eu bato nessa tecla com meus pacientes. Não fica olhando a pressão todo dia. Isso é péssimo, né? A pessoa gera um nível de ansiedade. Eu tenho pacientes que olham a pressão três vezes por dia. Aí quando tá alta, vê de novo dez minutos depois, vai estar mais alta. Desespera, aumenta mais. O emocional vai interferir demais nisso”, afirmou Marcel.

O especialista reforça que a medição deve ser feita em momentos adequados, quando a pessoa está calma e relaxada, e não em situações de estresse, dor ou tensão.

“A pressão deve ser vista no momento em que você está tranquilo. Na hora que está com dor, tenso ou estressado, não olha, porque ela vai estar alterada. Para quem é hipertenso, eu acho que deve olhar, mas assim: uma vez por semana, uma vez por mês, se estiver controlada, é suficiente. E é fundamental fazer a consulta cardiológica pelo menos uma vez ao ano”, apontou.

Por fim, Marcel Maia destacou que a hipertensão é uma doença silenciosa e não deve ser acompanhada com exagero, mas sim com responsabilidade.

“A pressão pode subir sem nem você perceber. Não é por isso que você tem indicação de ficar olhando toda hora. Mas de vez em quando é bom, para garantir o controle”, recomendou.