Prevenção

Ministério da Saúde realiza Dia D contra a dengue no sábado em todo Brasil

Mobilização nacional busca reforçar medidas de combate ao Aedes aegypti e conscientizar a população

Foto: João Risi/MS
Foto: João Risi/MS

O Ministério da Saúde promove, no próximo sábado (8), uma ação de mobilização nacional contra a dengue. A iniciativa visa conscientizar gestores públicos, profissionais da saúde e a população em geral sobre a importância das medidas de prevenção ao mosquito Aedes aegypti.

Ao anunciar o Dia D contra a dengue, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reforçou que as ações ocorrem durante todo o ano, mas que este é um momento estratégico para chamar a atenção da população e evitar o crescimento no número de casos.

A mobilização integra a campanha nacional “Não Dê Chance para Dengue, Zika e Chikungunya”, lançada nesta segunda-feira (3) pelo ministério. Além disso, o ministério afirma que medidas já estão sendo adotadas, em parceria com estados e municípios, para preparar a rede de saúde diante de um possível aumento no número de casos.

Entre as ações estão:

  • Atuação da Força Nacional de Saúde;
  • Instalação de centros de hidratação;
  • Distribuição de insumos e equipamentos, como larvicidas, testes e nebulizadores portáteis.

Segundo a pasta, em 2025, foram registrados até o momento 1.611.826 casos prováveis de dengue e 1.688 mortes. Ainda de acordo com o ministério, os números representam uma redução de 75% nos casos e 72% nos óbitos em comparação com o mesmo período de 2024.

Vacina contra a dengue

A principal aposta no enfrentamento à dengue é a vacina que está sendo desenvolvida pelo Instituto Butantan, no Brasil, em parceria com um fabricante chinês, conforme destacou o ministro Alexandre Padilha. Segundo ele, a expectativa é que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprove o imunizante até o fim deste ano. As primeiras doses devem começar a ser aplicadas em 2026.