
O Governo da Bahia formalizou uma parceria que permitirá a produção, no estado, de quatro medicamentos de alta tecnologia voltados ao tratamento contra o câncer, entre eles o Nivolumab e o Pertuzumabe. A assinatura do acordo foi realizada pelo governador Jerônimo Rodrigues neste sábado (21), em Nova Délhi, na Índia, onde cumpre agenda oficial ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A iniciativa envolve a Bahiafarma e empresas como a Biocon, Dr. Reddy’s Laboratories e a Bionovis. O acordo prevê a transferência de tecnologia para que os medicamentos passem a ser produzidos na Bahia, com fornecimento ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo o governo estadual, a medida busca ampliar o acesso a tratamentos oncológicos, fortalecer a produção nacional e reduzir a dependência de importações. A expectativa é que a parceria também gere empregos e impulsione o setor farmacêutico no estado.
De acordo com a diretora-presidente da Bahiafarma, Ceuci Nunes, entre os acordos firmados estão a transferência de tecnologia de um medicamento voltado ao tratamento contra o câncer de mama e um protocolo para produção do Nivolumab, utilizado em diferentes tipos de câncer, como mieloma e câncer de pulmão.


