Dia do nutricionista

Nutricionista alerta para riscos do uso de Ozempic e dietas da internet

Em meio à onda de dietas da internet e ao uso indiscriminado de medicamentos, especialista alerta para perigos dessas práticas

Foto: Reprodução/Canva
Foto: Reprodução/Canva

Neste domingo (31) é celebrado o Dia do Nutricionista, em meio à onda de dietas da internet e ao uso indiscriminado de medicamentos para emagrecimento, o nutricionista Gabriel Renan, pós-graduado em nutrição esportiva e estética, alerta para os perigos dessas práticas. Em conversa com o PS Notícias, o especialista falou sobre o assunto que é um dos mais discutidos atualmente.

“O Ozempic é uma medicação criada para pacientes com diabetes tipo 2. Só por esse motivo já deveríamos ter o pé atrás ao usar sem orientação. Sem acompanhamento, os riscos aumentam: hipoglicemia, pancreatite, problemas renais, perda de massa magra e distúrbios gastrointestinais são comuns”, afirmou o profissional.

Renan destacou que, apesar de os medicamentos oferecerem resultados rápidos, eles trazem efeitos colaterais sérios.

“O emagrecimento pode vir, mas junto vem grande desnutrição. Pacientes apresentam carência de vitaminas e minerais, além de perda significativa de massa muscular. Em alguns casos, até hormônios anabolizantes são usados junto com a substância para tentar minimizar esse problema”, explicou Gabriel.

Outro ponto levantado pelo nutricionista é a pressão estética impulsionada pelas redes sociais.

“A busca pelo corpo perfeito molda hábitos e estilos de vida há décadas. Muitas pessoas acabam vítimas de padrões quase impossíveis de alcançar sem prejudicar a saúde, seja pelo abuso de substâncias, excesso de exercícios ou cirurgias plásticas”, disse o nutricionista.

O nutricionista também relacionou essas práticas à compulsão alimentar. Renan reforçou que a reeducação alimentar aliada à atividade física ainda é o caminho mais seguro e sustentável.

“Medicamentos só devem ser usados com indicação e acompanhamento profissional. Fora disso, o risco à saúde é muito maior que qualquer resultado estético […]. Dietas muito restritivas reduzem serotonina e provocam queda no humor. Quando o indivíduo volta a comer alimentos calóricos, a sensação de prazer é intensa, o que pode gerar episódios de compulsão”, finalizou Renan.