Salvador

Secretaria de Saúde acompanha riscos de intoxicação por bebidas adulteradas

Até o momento, não há registros de casos na capital baiana

Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS
Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS

A Secretaria de Saúde de Salvador (SMS) informou nesta quinta-feira (2) que esta acompanhando a situação os casos de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas adulteradas. Até o momento, a capital baiana não registrou nenhum caso relacionado à intoxicação.

Diante dos alertas emitidos pelo Ministério da Saúde, a SMS adotou medidas imediatas de prevenção. Além disso, a secretaria intensificou a fiscalização em  bares, restaurantes, distribuidoras, supermercados e demais pontos de venda. O objetivo da ação é evitar o surgimento de casos em Salvador, como estão acontecendo em outras cidades do país.

Por ser uma substância tóxica utilizada em produtos industriais, o metanol, quando ingerido pode causar sintomas como náuseas, vômitos, dor de cabeça intensa, visão turva e tontura. Nos casos mais graves, levar à cegueira, insuficiência renal, coma ou até mesmo à morte. 

A secretaria ainda reforça que, qualquer pessoa que apresente os sintomas depois de ingerir bebida alcoólica, deve procurar o mais rápido possível uma unidade de saúde. E, se possível, levar a embalagem do produto consumido para que seja analisado.