Turismo

Salvador reforça posição entre os principais destinos do país

Os espaços culturais da capital baiana também apresentaram resultados positivos em setembro, com destaque para os museus Pierre Verger, Casa do Carnaval da Bahia, Cidade da Música da Bahia e Memorial 2 de Julho

Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS
Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS

Consolidada como um dos principais destinos turísticos nacionais, Salvador registrou um crescimento de aproximadamente 5% na taxa média de ocupação hoteleira, fluxo e receita turística. Os dados foram registrados entre janeiro e setembro, em comparação com o mesmo período no ano passado, segundo dados do Observatório do Turismo.

Os espaços culturais da capital baiana também apresentaram resultados positivos em setembro, com destaque para os museus Pierre Verger, Casa do Carnaval da Bahia, Cidade da Música da Bahia e Memorial 2 de Julho.

A vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, comemorou os resultados e destacou o impacto das ações estruturantes da Prefeitura. “Esses números mostram que Salvador está no caminho certo. Os investimentos em inteligência turística, tecnologia e promoção do destino têm sido fundamentais para manter o crescimento sustentável do setor. Estamos fortalecendo a economia criativa, ampliando a experiência dos visitantes e reafirmando Salvador como um dos destinos mais desejados do Brasil”, afirmou.

Com bom desempenho ao longo do ano, o setor hoteleiro teve taxas médias de ocupação acima de 60% em diversos meses de 2025. A ampliação da malha aérea, a requalificação da infraestrutura urbana e a diversificação da oferta turística também têm contribuído para atrair novos públicos e garantir maior permanência dos visitantes na capital baiana.

A expectativa é de um fim de ano ainda mais aquecido, com projeção de novos recordes no setor. A procura por hospedagens e pacotes turísticos para novembro, mês marcado pelo Salvador Capital Afro, já aumentou. Celebração da identidade e força da cultura afro-brasileira, o evento tem se consolidado como um dos principais atrativos do calendário cultural da cidade.

“Com ações contínuas de promoção nacional e internacional, ampliação de parcerias com o trade turístico e fortalecimento de eventos culturais, Salvador caminha para encerrar 2025 com novos recordes de visitação, receita e ocupação hoteleira. A capital baiana segue se destacando pela hospitalidade, riqueza cultural e experiências únicas que encantam visitantes do Brasil e do mundo”, finalizou a secretária.