Ribeira do Amparo

Acordo prevê nomeação de aprovados em concurso realizado em 2012

Após acordo, 22 aprovados em concurso público da prefeitura de Ribeira do Amparo deverão ser convocados até março do ano que vem

Acordo ocorreu após reuniões de representantes do MP-BA com a prefeita da cidade, Tetiana Britto. Foto: Humberto Filho/Cecom MPBA
Acordo ocorreu após reuniões de representantes do MP-BA com a prefeita da cidade, Tetiana Britto. Foto: Humberto Filho/Cecom MPBA

Após 12 anos de disputas judiciais, os aprovados em um concurso público da prefeitura de Ribeira do Amparo em 2012 têm motivos para comemorar. A gestão municipal e o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) firmaram um acordo para que a convocação aconteça até 31 de março de 2026.

Na reunião realizada nesta segunda-feira (28), ficou acordado que serão chamados 22 aprovados para atuação em áreas consideradas essenciais. Assim, os demais serão convocados até 31 de março de 2027. No entanto, caso o limite de gastos com pessoal na administração municipal permita, a prefeitura poderá antecipar os procedimentos.

Concurso público judicializado

De acordo com o MP-BA, o concurso público realizado pela prefeitura de Ribeira do Amparo em  2012 se tornou alvo de uma ação civil pública em 2013. Após isso, o caso percorreu diversas instâncias judiciais.

O caso se arrastou até este ano de 2025 e, apesar das diversas decisões a respeito do assunto, os aprovados não foram chamados.

Resolução do conflito

O acordo foi celebrado por meio da atuação do Centro de Autocomposição e Construção de Consensos (Compor), grupo criado pelo MP-BA.

A construção do consenso teve a participação da Promotoria de Justiça de Cipó, por meio do promotor de Justiça Tarcísio Logrado de Almeida, e da gestão municipal, através da prefeita Tetiana de Paula Britto.