Preso

Quem é 'BZ', acusado de matar Mãe Bernadete e fazer o próprio filho refém

BZ teria participação direta na execução da líder quilombola e ialorixá Maria Bernadete Pacífico

Reprodução
Reprodução

Apontado como um dos criminosos mais procurados da Bahia, Josevan Dionísio dos Santos, conhecido pelos apelidos “BZ” ou “Buzuim”, é acusado de integrar a facção criminosa BDM (Bonde do Maluco), com atuação na região da Pitanguinha, em Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador (RMS). Ele foi preso na manhã desta sexta-feira (12) depois de fazer o filho refém.

Segundo o Ministério Público, Josevan teve participação direta na execução da líder quilombola e ialorixá Maria Bernadete Pacífico, a Mãe Bernadete, assassinada a tiros em 17 de agosto de 2023, dentro de sua casa, no Quilombo Pitanga dos Palmares.

Detalhes do crime

Na noite do crime, Josevan e outro comparsa, identificado como Arielson, preso preventivamente, entraram na residência de Mãe Bernadete armados com pistolas. De acordo com as investigações, Josevan foi o responsável por ordenar que dois netos da vítima fossem trancados em um quarto, sob ameaça de arma na cabeça de um deles, além de exigir os celulares da família.

Em seguida, ele ordenou que Bernadete se sentasse no sofá. Como a líder quilombola resistiu à ordem, Josevan efetuou o primeiro disparo contra seu tórax. Depois, junto ao comparsa, atirou outras 25 vezes, caracterizando o crime como um homicídio praticado com crueldade e sem chance de defesa da vítima. Após a execução, os dois criminosos fugiram levando cinco celulares da família.

Após a prisão de BZ, o último suspeito de participação no assassinato da líder quilombola o continua foragido. Marilio dos Santos, o “Maquinista”, ocupa a carta Ás de Ouros do Baralho do Crime da SSP-BA, é procurado pela polícia.