
O ex-presidente do TJ-BA, Gesivaldo Britto, faleceu nesta segunda-feira (17), aos 79 anos. O magistrado aposentado presidiu a Corte baiana no biênio de 2018 a 2020. A confirmação do óbito, ocorrido em Salvador, foi publicada pela Associação dos Magistrados da Bahia (Amab).
“A Amab manifesta profundo pesar pelo falecimento do desembargador aposentado Gesivaldo Nascimento Britto, ex-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, ocorrido nesta segunda-feira, 17 de novembro de 2025. Nos solidarizamos com familiares, amigos e colega, desejando força e conforto neste momento de dor”, informou a entidade em nota de pesar.
Ainda não há informações sobre a causa do falecimento e detalhes sobre o sepultamento.
Trajetória de Gesivaldo Britto
Natural de Salvador, Gesivaldo Nascimento Britto graduou-se em Direito, em 1978, pela Universidade Católica do Salvador. Em 1980 foi aprovado no concurso público para o cargo de Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia, passando a atuar nas Comarcas de Palmeiras, Lençóis, Seabra e Andaraí.
Dois anos depois ingressou na magistratura (concurso de 1982), atuando nas comarcas de São Felipe (1982), Monte Santo (1985) e Irará (1985). Na capital, atuou no Juizado de Pequenas Causas da Liberdade (1990), e, por 19 anos, na 2ª Vara de Fazenda Pública.
Em 2008 foi promovido ao cargo de desembargador pelo critério de antiguidade, quando foi designado para a 2ª Câmara Cível. O magistrado também foi suplente no Conselho da Magistratura e fez parte da Comissão de Reforma Judiciária, Administrativa e Regimento Interno. Na atual gestão, ocupa a presidência da Comissão Permanente de Segurança do TJBA. Gesivaldo Britto tinha especialização em Direito Tributário; pós-graduação em Direito Processual Civil e em Direito do Estado.


