Plenário da Alba. Foto: Sandra Travassos/ALBA
Plenário da Alba. Foto: Sandra Travassos/ALBA

Tramita na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) um projeto de lei que prevê a criação do Dia do Orgulho Heterossexual. A proposta é de autoria do deputado Diego Castro (PL).

Segundo o texto, o dia estadual poderá ser celebrado anualmente em 17 de junho. Em sua proposição, Castro afirma que a medida visa a promoção de ações educativas e culturais para fortalecimento da dignidade da pessoa humana e, sobretudo, reconhecer que “as pessoas heterossexuais também merecem pleno respeito e valorização, em igualdade com todas as demais orientações sexuais”.

“É importante salientar que a proposição não tem qualquer intenção de estabelecer ou reforçar preconceitos, tampouco se propõe a criar antagonismos entre grupos sociais”, argumentou o deputado em sua justificativa.

Diego Castro afirmou que já existem datas reconhecidas para a valorização de diferentes orientações sexuais. “Como forma legítima de expressão, visibilidade e liberdade, entende-se que as pessoas heterossexuais também têm o direito de celebrar sua própria identidade dentro de um ambiente democrático e de convivência pacífica”, completou o parlamentar.

“Injustamente criticados”

O deputado Diego Castro apontou também que muitos heterossexuais, quando manifestam suas opiniões, crenças ou valores, especialmente ligados à família, à tradição ou à cultura predominante, “sentem-se, por vezes, injustamente criticados, incompreendidos ou até constrangidos no debate público”.

“Assim, esta iniciativa não busca privilegiar um grupo sobre outro, mas afirmar que o respeito deve ser universal, evitando interpretações distorcidas e promovendo equilíbrio no espaço social”, reiterou o legislador.