Você já deve ter reparado que as moscas aparecem com mais frequência na época da Quaresma, entre os meses de março e abril, e essa situação não é coincidência. Existe, de fato, uma explicação para o aumento da aparição desses insetos.
De acordo com a bióloga Tamires Gonçalves, professora de Ciências e Biologia, a chegada de mais moscas nas residências dos baianos acontece por causa do descarte irregular de alimentos como peixe e frutos do mar, comumente consumidos pela população nesse período.
“Nesse período se come mais peixe e até outros frutos do mar que são descartados de forma inadequada, de qualquer jeito. Atrai com facilidade as moscas”, explicou Gonçalves.
Para espantar essas moscas nessa época, a profissional indica manter a casa limpa e sempre jogar o lixo fora, não deixando dentro de casa. “O ideal é descartar em locais em que se sabe da coleta contínua, ou seja, onde sabe que o caminhão de lixo passa”, afirmou.
Além disso, é importante evitar deixar alimentos expostos, já que o inseto pode pousar e colocar ovos, ou pode até mesmo transmitir doenças.
“As moscas podem servir como vetores de doenças. Elas podem entrar em contato com fezes de pessoas contaminadas com bactérias ou parasitas, por exemplo, e ao tocar na comida pode despejar esse micro-organismo nela. Dessa forma a gente pode se infectar”, completou a bióloga.
Em contato com as sujeiras e bactérias, as moscas podem transmitir diversas doenças ao ser humano, como diarréia, infecção intestinal e salmonelose.
>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.