Reeleição ilegal

Justiça afasta presidente da Câmara de Cansanção

O motivo do afastamento do presidente da Câmara foi a reeleição do político pela terceira vez seguida para o cargo do Legislativo

Foto: Divulgação/Instagram/@fredericocarecashow
Foto: Divulgação/Instagram/@fredericocarecashow

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) decidiu afastar o presidente da Câmara de Cansanção, Frederico Macedo Reis, conhecido como Frederico Careca Show. O motivo do afastamento foi a reeleição do político pela terceira vez seguida para o cargo de presidente do Legislativo.

O legislador foi eleito pela primeira vez para o biênio 2021/2022 e reeleito para o período 2023/2024. No dia 1º de janeiro deste ano, foi novamente reconduzido ao posto para o biênio 2025/2026.

Afastamento

Seguindo o entendimento estabelecido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o desembargador Manuel Carneiro Bahia de Araújo, relator do caso na Corte, determinou o afastou o vereador do cargo de presidente.

O magistrado atendeu ao pleito apresentado pela vereadora Marluce Pereira de Souza, conhecida na cidade como Marluce do Almerindo (PV). A vereadora alegou que, considerando decisões já expedidas pelo STF, a continuidade da gestão do vereador pelo terceiro mandato consecutivo no mesmo cargo representaria risco de insegurança jurídica na Câmara.

Assim, Marluce argumentou que “burla aos princípios constitucionais da alternância no poder, da moralidade administrativa e da legalidade”.

Ao se debruçar sobre o processo movido pela vereadora Marluce do Almerindo, o desembargador Manuel Araújo ressaltou que a manutenção do vereador no cargo “evidencia risco de que venham a ser adotadas ações e proferidas decisões legislativas nulas e/ou anuláveis”.

>>> Siga o canal do PS Notícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.