Jornada de trabalho

Câmara cria subcomissão para analisar proposta que acaba com escala 6x1

Agora, os parlamentares vão se debruçar sobre a PEC para equilibrar os interesses da classe trabalhadora e do empresariado

Deputada Erika Hilton (Psol-SP). Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados
Deputada Erika Hilton (Psol-SP). Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados criou uma subcomissão para analisar a Proposta de Emenda à Constituição nº 8/25, que prevê o fim da escala de trabalho de 6×1 – seis dias de trabalho e um de folga. O colegiado será presidido pela deputada Erika Hilton (Psol-SP), autora da proposta no Legislativo.

A subcomissão terá a missão de debater o texto e buscar alternativas de jornada de trabalho. O colegiado foi instalado no âmbito da Comissão de Trabalho da Câmara. Na reunião, os parlamentares concordaram com o fim da escala 6×1, classificada como obsoleta e injusta para os trabalhadores.

Agora, os parlamentares vão se debruçar sobre a PEC para equilibrar os interesses da classe trabalhadora e do empresariado.

Busca por consenso

“Nós não chegamos aqui com as respostas prontas de qual será o texto final dessa proposta, nós precisamos trabalhar em cima desse texto, ouvindo, colhendo, criando esse consenso para que nós possamos encaminhar uma saída digna, humana, possível, ao conjunto dos trabalhadores”, disse a deputada autora da PEC.

Ainda na reunião, o deputado Vicentinho (PT-SP) ressaltou que a última redução da jornada de trabalho no Brasil ocorreu em 1988, quando passou de 48 horas para 44.

>>> Siga o canal do PS Notícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.