Prisão preventiva

Comissão na Alba convoca reunião extraordinária para analisar prisão de Binho Galinha

O deputado Binho Galinha foi denunciado à Justiça pelo MP-BA sob a acusação de liderar uma organização criminosa com atuação na região de Feira de Santana

Reunião da CCJ nesta terça-feira (7). Foto: Neuza Costa Menezes/Agência ALBA
Reunião da CCJ nesta terça-feira (7). Foto: Neuza Costa Menezes/Agência ALBA

Na manhã desta terça-feira (7), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou a convocação de uma reunião extraordinária para esta quarta-feira (8), às 10h. O encontro será dedicado à apreciação da decisão judicial que mandou prender o deputado Binho Galinha (PRD).

Ao convocar a reunião extraordinária, o colegiado atendeu a um ofício expedido pela Presidência da Alba. A prisão de Binho Galinha foi expedida pela juíza de direito Márcia Simões Costa, da Comarca de Feira de Santana. Agora, os parlamentares vão decidir se mantém ou não a prisão do legislador.

Denúncia

O deputado Binho Galinha foi denunciado à Justiça pelo MP-BA sob a acusação de liderar uma organização criminosa com estrutura complexa, envolvida em crimes como lavagem de dinheiro, jogo do bicho, agiotagem, receptação qualificada, comércio ilegal de armas e associação para o tráfico.

Na última quarta-feira (1º), o MP-BA deflagrou a operação Estado Anômico, um desdobramento da El Patrón, com mandado de prisão para o deputado Binho Galinha e outras nove pessoas. O parlamentar se entregou na sexta-feira ao MP-BA em Feira de Santana, de onde foi transferido para Salvador.