Prevenção

Deputado propõe alimentação sem agrotóxico para pacientes nos hospitais baianos

O parlamentar explicou que o objetivo é substituir, progressivamente, o uso de alimentos da agricultura tradicional por aqueles de origem orgânica ou agroecológica

Deputado Hilton Coelho. Foto: Ascom ALBA/Divulgação
Deputado Hilton Coelho. Foto: Ascom ALBA/Divulgação

O deputado Hilton Coelho (Psol) apresentou um projeto de lei na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) propondo que os hospitais da rede estadual ofertem alimentação de origem orgânica ou agroecológica para os pacientes.

O parlamentar explicou que o objetivo é substituir, progressivamente, o uso de alimentos da agricultura tradicional em que se observa “uso corrente e absurdo de agrotóxicos”.

No projeto, o deputado cita uma nota técnica do Instituto Nacional de Câncer (INCA). O estudo demonstrou que o uso de agrotóxicos gera grandes malefícios, incluindo poluição ambiental e intoxicação de trabalhadores e da população em geral.

“Os efeitos adversos decorrentes da exposição crônica aos agrotóxicos podem aparecer muito tempo após a exposição, dificultando a correlação com o agente. Dentre os efeitos associados à exposição crônica a ingredientes ativos de agrotóxicos podem ser citados infertilidade, impotência, abortos, malformações, neurotoxicidade, desregulamentação hormonal, efeitos sobre o sistema imunológico e câncer”, mencionou Hilton Coelho.

Assim, completou o legislador, o intuito da proposta é promover o bem-estar e melhorar as condições gerais de recuperação da saúde dos pacientes dos hospitais da rede pública do estado da Bahia.