Denúncia ao MP-BA

Diego Castro quer demissão de professor da Uneb que desejou morte de Trump

O parlamentar informou que protocolou no Ministério Público da Bahia (MP-BA) um pedido de investigação e responsabilização administrativa do professor

Deputado Diego Castro. Foto: Divulgação
Deputado Diego Castro. Foto: Divulgação

O deputado Diego Castro (PL) pediu a demissão de um professor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). O docente tem sido acusado de desejar a morte do presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O parlamentar informou que protocolou no Ministério Público da Bahia (MP-BA) um pedido de investigação e responsabilização administrativa do professor.

O legislador relatou que um vídeo divulgado por uma estudante mostra o professor da Uneb negando ter desejado a morte de Trump. No entanto, ponderou o deputado, o docente afirma que “a vida [de Trump] precisa ser encerrada”. “Eu fiz uma fala jocosa, mas defendendo que a pessoa deveria parar de existir. Desejo, comemoro e torço para que a vida daquela pessoa seja interrompida”, teria dito o professor, conforme relato do deputado Diego Castro.

Em sua denúncia feita ao MP-BA, o deputado baiano argumentou que falas como a do professor são “incompatíveis com o ambiente acadêmico” e podem representar “risco à integridade de estudantes e servidores”.

Diego Castro afirmou que as universidades estão sendo utilizadas para destruir a cabeça dos estudantes com ideias marxistas e precisam ser responsabilizadas. Ele pediu à reitoria que adote medidas imediatas.

“Não podemos aceitar que professores usem o espaço das universidades públicas para pregar ódio contra quem pensa diferente. A Uneb precisa dar o exemplo e afastar imediatamente quem ultrapassa o limite do debate acadêmico”, acrescentou Diego Castro.