
Nesta sexta-feira (31), o presidente Lula assinou um projeto de lei para tentar sufocar o crime organizado. O texto será encaminhado à Câmara dos Deputados para apreciação no Congresso Nacional.
Uma aposta do Ministério da Justiça para sufocar as facções criminosas, o projeto tem como foco duas vertentes. Por um lado, a matéria visa o aumento das penas para quem participar de organizações criminosas. Por outro, pretende criar novas ferramentas de investigação.
O objetivo do governo é estabelecer mecanismos capazes de cortar o fluxo de dinheiro para as facções criminosas. Além disso, a ideia é infiltrar policiais em empresas usadas para lavagem do dinheiro do crime organizado.
O projeto de lei batizado de “antifacção” é uma resposta do governo federal diante da megaoperação policial no Rio de Janeiro contra traficantes.
“A proposta se soma à PEC da Segurança Pública, que enviamos ao Congresso em abril, com ações integradas entre os órgãos federais, estaduais e municipais no combate aos criminosos”, contextualizou o presidente Lula
O chefe do Palácio do Planalto também disse confiar no empenho dos parlamentares para aprovação do projeto.
“As facções só serão derrotadas com o esforço conjunto de todas as esferas de poder. Diferenças políticas não podem ser pretexto para que deixemos de avançar. Por isso, confio no empenho dos parlamentares para a rápida tramitação e aprovação destes nossos projetos. As famílias brasileiras merecem essa dedicação”, afirmou
Assista:


